REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DA VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO 70 ANOS DE TEX

Por José Carlos Francisco (texto) e Manuel Gomes (fotos)

Exposição 70 Anos de Tex (colecção de José Carlos Francisco)

Walter Venturi, José Carlos Francisco e R. M. Guéra

Decorreu na passada sexta-feira, ao final do dia (19 horas), uma visita guiada à exposição “70 Anos de Tex”, com José Carlos Francisco, Walter Venturi e R. M. Guéra, exposição essa que conta com cerca de duas dezenas de ilustrações originais de Tex realizadas por muitos dos grandes nomes dos fumetti (para além de diversos itens da colecção particular de José Carlos Francisco), e integrada no Coimbra BD, 3ª Mostra Nacional de Banda Desenhada, evento que decorre até ao dia 11 de Março, na Casa Municipal da Cultura.

Durante a visita guiada pelos dois Mestres internacionais e pelo coleccionador português, cada um dos três falou um pouco sobre a sua exposição e sobre Tex Willer em geral, até porque no Coimbra BD estão também expostas três (deslumbrantes) pranchas originais da história de Tex que o desenhador sérvio R. M. Guéra  está a desenhar para um futuro álbum cartonado.

Walter Venturi e R. M. Guéra – os dois autores internacionais à conversa

José de Freitas, Walter Venturi, R. M. Guéra e João Miguel Lameiras

Realce também para o público presente nas três exposições, fazendo já antever uma numerosa afluência na jornada de sábado, onde para além das sessões de autógrafos, das 16h00 às 18h00, houve também, das 18h30 às 19h00, o Painel: 70 Anos de Tex, com José Carlos Francisco e Mário João Marques, na Biblioteca Municipal.

Walter Venturi analisando a sua arte perante os fãs

R. M. Guéra conversando com os fãs

Os dois autores são extremamente simpáticos e disponíveis, o que permitiu até que o protocolo fosse quebrado devido a uma causa justa, isto porque um leitor de Tex (e Zagor) deslocou-se propositadamente de Ponte de Lima a Coimbra, nessa sexta-feira, “somente” para poder conhecer o seu ídolo Walter Venturi, já que durante o fim de semana, por questões profissionais, não poderia comparecer no Festival, gesto que honrou o desenhador italiano, que se disponibilizou para fazer um desenho de Zagor (a caneta), dedicado a Júlio Brandão, o pard de Ponte de Lima!

Walter Venturi a desenhar Zagor para o fã Júlio Brandão

Mas mais do que palavras deixamos-vos com as fotos, tiradas na sua grande maioria por Manuel Gomes, a quem o Blogue do Tex faz um agradecimento especial!

R. M. Guéra e a explicação sobre a sua prancha de Tex

Walter Venturi e João Miguel Lameiras

Exposição 70 Anos de Tex – 1º tabuleiro

Exposição 70 Anos de Tex – 2º tabuleiro

Exposição 70 Anos de Tex – 3º tabuleiro

(Post reproduzido, com a devida vénia, do Tex Willer Blog, onde está patente um extenso noticiário sobre a 3ª Mostra Coimbra BD).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s