TEX WILLER E O DESENHADOR WALTER VENTURI EM GRANDE DESTAQUE NO 3º COIMBRA BD

O Coimbra BD – Mostra Internacional de Banda Desenhada está a chegar e só faltam menos de 10 dias… Fica já aqui um cartaz não-oficial desenhado por André Caetano, um artista da terra (fonte: Tex Willer Blog).

O evento será no mesmo local dos anos anteriores, ou seja, na Casa da Cultura de Coimbra, entre os dias 8 e 11 de Março (um dia a mais que na edição do ano passado). À semelhança dos anos anteriores, o Coimbra BD além das bancas com algumas editoras nacionais, também terá sessões de cinema, exposições, conversas com os autores e sessões de autógrafos. Como novidade, este ano o evento aventurou-se a trazer alguns autores estrangeiros para conhecerem a bela cidade universitária. Fala-se já também no “clássico” desfile e concurso de “cosplay”, e que este ano haverá um prémio monetário.

“Tex” Mário Marques e ” Kit Carson” Ricardo Leite, dois perfeitos sósias dos famosos heróis da Bonelli.

Tex e Kit Carson não podem faltar a este concurso, por isso preparem as vossas melhores vestes, Ricardo Leite, Mário Marques e demais pards portugueses.

Tex Willer terá uma grande participação neste evento, contando com a presença do consagrado desenhador Walter Venturi, um mestre dos fumetti — desenhador italiano, grande adepto do western (como se pode ver na imagem), que tem trabalhado nas séries Tex e Zagor, da editora Bonelli, e é autor da novela gráfica Il Grande Belzoni, dedicada à vida do famoso egiptólogo Giovanni Battista Belzoni, que foi um dos responsáveis pela descoberta de Abu Simbel e o primeiro homem a entrar na segunda pirâmide de Gizé.

Walter Venturi, o primeiro desenhador estrangeiro convidado do Coimbra BD.

Walter Venturi, que fez uma maravilhosa ilustração EXCLUSIVA com Tex e Kit Carson a subirem o rio Mondego, com o “skyline” da Colina da Sabedoria ao fundo, vai estar pela primeira vez em Portugal com exposição própria, para além de ter trabalhos seus integrados na exposição dedicada aos 70 Anos de Tex. O artista estará presente na 3ª edição do Coimbra BD – Mostra Internacional de Banda Desenhada, com sessões de autógrafos agendadas para Sábado e Domingo.

Uma presença insólita no rio Mondego: “Águia da Noite” e “Kit Carson”, à vista de Coimbra (magnífica e detalhada composição de Walter Venturi).

Quanto à exposição dedicada aos 70 Anos de Tex, em breve daremos mais informações, mas já podemos confirmar que será abrilhantada, entre outras coisas, pela exposição de dezenas de pranchas e ilustrações ORIGINAIS de Tex Willer, feitas por muitos dos mais talentosos e admirados desenhadores do staff do Ranger e da Editora Bonelli, como por exemplo Claudio Villa, Giovanni Ticci, Fabio Civitelli, Guglielmo Letteri e muitos outros.

O programa completo do Coimbra BD será divulgado em breve, mas podemos já indicar um segundo convidado, um dos mais consagrados artistas portugueses do momento: André Lima Araújo, que tem trabalhos publicados na Marvel, Image Comics e Titan Books.

André Lima Araújo, um desenhador luso com créditos firmados na BD norte-americana.

Actualmente, está a desenhar a série mensal de Black Panther, mas já ilustrou histórias dos Vingadores, Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, entre outros. Mas são as suas criações, como o recente Generation Gone (na Image, com argumento de Ales Kot) ou o livro que a Kingpin recentemente editou em Portugal, Man Plus (originalmente publicado na Titan Books, que ele escreveu e desenhou por inteiro), que têm ganho destaque entre os coleccionadores, pelo mundo fora, e cujas pranchas originais estarão em exposição no Coimbra BD, com sessão de autógrafos marcada para sábado, dia 10 de Março.

Já agora, informa-se que a estreia em Portugal de Jason Aaron e R. M. Guéra (desenhador sérvio que está a desenhar uma história, a premiada dupla de Scalped, faz-se com The Goddamned – Os Malditos, uma edição da G Floy Studio – Portugal, com lançamento marcado precisamente para o Coimbra BD.

“Os Malditos”, de Jason Aaron e R. M. Guéra (edição G Floy Studio – Portugal).

(Nota: post extraído do Tex Willer Blog. Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s