HERÓIS PACÍFICOS QUE DESBRAVARAM O OESTE

Aqui têm mais uma página de curiosidades sobre o Oeste americano, desta feita dedicada a uma classe de pioneiros, também de rija têmpera, cujo papel fundamental no desbravamento das terras virgens ocupadas apenas, nalguns casos, por tribos índias, foi muitas vezes esquecido. Pioneiros que além de estarem na vanguarda do progresso, iam também, quase sempre, entre os primeiros a chegar a essas regiões selvagens.

Trata-se dos agrimensores, ou seja, dos homens que estudavam a topografia dos terrenos e o meio de vencer os obstáculos naturais que se interpunham ao avanço da civilização, com as suas caravanas, as suas multidões de colonos e de aventureiros, as suas diligências, as suas linhas telegráficas, os seus trens do caminho de ferro. Heróis pacíficos que, em vez de armas, usavam a inteligência e o saber para abrir novas fronteiras e tornar menos dura, menos inóspita, a estrada do progresso.

Curiosamente, a revista brasileira Aí, Mocinho!, da Ebal (já citada várias vezes neste blogue), deu ao tema uma atenção inusitada, estampando-o na própria capa do seu nº 17 (Nova Série), Julho 1959, que apresentava no “miolo” uma boa história de origem inglesa intitulada “O Invasor Branco”, com desenhos de Reg Bunn.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s