ANADIA, A CAPITAL PORTUGUESA DO TEX, REALIZOU MAIS UMA MAGNÍFICA MOSTRA

Com a devida vénia, reproduzimos o notável discurso de abertura da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, proferido pelo seu Presidente José Carlos Francisco, no dia 29 de Abril último, perante numerosa assistência em que se destacava a presença de dois consagrados desenhadores italianos, Andrea Venturi e Leomacs, cujos recentes trabalhos estiveram expostos no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, durante o fim de semana em que decorreu este magnífico evento.

Aproveitamos a oportunidade para celebrar o facto de Anadia ter sido proclamada a Capital Portuguesa de Tex Willer, por decisão do seu Município, no mínimo inédita entre nós, em relação a um herói de Banda Desenhada. O Museu do Vinho Bairrada tem, a partir de agora, uma exposição permanente dedicada a Tex, que, associada a outros eventos, atrairá decerto mais visitantes do meio bedéfilo a esta região afamada pelo seu vinho, pelos seus leitões e pelas suas belezas naturais.

Anadia, 29 de Abril de 2017

Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal de Anadia; Exmo. Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia; Exmo. Senhor Director do Museu do Vinho Bairrada, Senhores Vereadores, Caríssimos Mestres Andrea Venturi e Leomacs, Senhores Convidados, Excelentíssima Assistência e Órgãos da Comunicação Social Presentes.

Muito boa tarde a todos! Antes de mais nada, sejam bem-vindos a esta bonita e hospitaleira terra, que é Anadia, capital da Bairrada, região de cultura vitivinícola, gastronómica e de inúmeras outras qualidades!

Depois dos grandes sucessos ocorridos com as três primeiras Mostras do Clube Tex Portugal, realiza- das anualmente, precisamente aqui, no magnífico Museu do Vinho Bairrada, que contaram com as ilustres presenças dos prestigiados desenhadores Pasquale Del Vecchio, Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Massimo Rotundo e Maurizio Dotti, hoje reunimo-nos pelo quarto ano consecutivo, que constitui para este, que é o único Clube no nosso país dedicado exclusivamente a um herói da BD e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo, um novo marco importantíssimo da sua ainda curta, mas já consolidada história. Por isso, é com grande prazer e emoção que inauguramos esta 4ª Mostra, que proporciona a presença dos consagrados desenha- dores italianos, Andrea Venturi e Leomacs.

Queria aqui deixar claro, em nome do Clube Tex Portugal, o quanto foi e é, também, importante para nós registar a sensibilização e carinho com que fomos apoiados desde o primeiro momento pelo Executivo Camarário, em especial pela Senhora Presidente da Câmara, Engenheira Maria Teresa Belém Correia Cardoso, aqui presente, agradecendo a sua ilustre e fundamental presença na inauguração desta 4ª Mostra.

Agradecemos também a distinta presença do Senhor Vice-Presidente da Câmara, Engenheiro Jorge Sampaio, que inclusive este ano foi determinante para que a Câmara Municipal de Anadia adoptasse o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconheceu toda a nossa importância e que certamente viabilizará outros grandes feitos dele decorrentes.

Agradecemos igualmente toda a colaboração e disponibilidade do Sr. Dr. Pedro Dias, Director do Museu do Vinho Bairrada, no apoio a esta iniciativa cultural, possibilitando que a mesma se realize neste nobre e singular espaço.

Consideramos que, sem o apoio destes nomes, certamente seria inviável a promoção do nosso evento. Ressaltamos que é de extrema importân- cia a participação do Poder Público, que, combi- nado com a parceria desta casa, possibilitam a propagação da cultura e do lazer na sua melhor qualidade, marcas desta terra tão singular.

Gostaríamos também de agradecer as ilustres presenças de Andrea Venturi e Leomacs, sobretudo porque acreditaram nesta iniciativa portuguesa e um muito obrigado a ambos, por terem realizado expressa e exclusivamente para este nosso evento, duas belíssimas ilustrações do Tex no nosso Município. É uma honra sermos presenteados com tal carinho e reconhecimento. Segue ainda um agradecimento muito especial ao editor brasileiro Dorival Vitor Lopes e ao tradutor Júlio Schneider, da Mythos Editora, que vieram proposita- damente do Brasil para nos prestigiar, abrilhantando a nossa estimada Mostra.

Em meu nome pessoal, aproveito ainda para agradecer a todos os Sócios do Clube Tex Portugal, estejam ou não aqui presentes, porque este evento também só é possível devido à colaboração e disponibilidade individual, que somam e traduzem, no seu conjunto, o verdadeiro espírito texiano!

Para concluir, informo que, no final desta sessão, será servido um espumante de honra no espaço de Restauração e Cafetaria do Museu, para o qual ficam desde já convidados.

Obrigado a todos pela Vossa presença, hoje, em Anadia, e desde já desfrutem do nosso evento!

José Carlos Pereira Francisco
Presidente do Clube Tex Portugal

Mais informações sobre a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal em: Clube Tex Portugal, Venturi e Leomacs em Anadia, 2017 por José Carlos Francisco

Advertisements

One thought on “ANADIA, A CAPITAL PORTUGUESA DO TEX, REALIZOU MAIS UMA MAGNÍFICA MOSTRA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s