A DESLUMBRANTE ARTE DE ANDREA VENTURI NA 4ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL

Como já anunciámos, nos próximos dias 29 e 30 de Abril realizar-se-á na cidade de Anadia, capital da região bairradina, a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, onde obviamente não deixará de estar presente, em grande destaque, a personagem Tex Willer, não só pelas duas exposições associadas ao Ranger, mas também pela presença dos conceituados desenhadores italianos Andrea Venturi e Leomacs.

Como forma de agradecimento por este convite português, Andrea Venturi desenhou Tex Willer e Kit Carson em Portugal, mais precisamente junto ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra, na Praça Visconde Seabra, em Anadia, e com o edifício da Câmara Municipal ao fundo, tornando assim esta quarta presença do Ranger na capital da Bairrada — uma região rica e afamada pelo leitão, mas também pela produção de apreciados espumantes — muito mais especial, como podemos ver de seguida num desenho que  o blogue português do Tex divulgou para todo o mundo, mas sobretudo para os apaixo- nados Texianos portugueses, em mais um inédito exclusivo mundial. Esse magnífico desenho será oferecido a todos os fãs e coleccionadores do icónico Ranger que comparecerem em Anadia, nos dias 29 e/ou 30 de Abril, e retrata também o “velho” Kit Carson em terras portuguesas, já que pela primeira vez o célebre “Cabelos de Prata” acompanha o seu pard Tex Willer ao nosso país.

Tex Willer e Kit Carson em Anadia, Portugal

Como curiosidade e para efeito de eventual comparação deste magnífico desenho do autor italiano, mostramos a fotografia em que Andrea Venturi se inspirou para a realização desta homenagem que quis prestar à bela e acolhedora cidade de Anadia.

O monumento localizado no jardim da cidade, em plena Praça Visconde Seabra, é dedicado aos soldados do concelho de Anadia mortos no decurso da 1ª Grande Guerra Mundial. Foi projectado por António Joaquim da Conceição, artista natural de Ferreiros, Anadia, e inaugurado a 8 de Dezembro de 1929, com a seguinte inscrição: “Aos mortos da Grande Guerra. O Concelho de Anadia.

Na magnífica ilustração de Andrea Venturi também se vê, ao fundo, um dos edifícios mais emblemáticos da encantadora capital bairradina: a Câmara Municipal, que em anos anteriores também foi desenhada por Pasquale Del Vecchio e Stefano Biglia [convidados, respectivamente, da 1ª e 2ª Mostras do Clube Tex Portugal, realizadas em 2014 e 2015].

Poucas são as cidades, inclusive em Itália, que se podem orgulhar de já ter sido visitadas por Tex e Kit Carson. Por isso, caro pard texiano, não deixe de comparecer em Anadia, entre os dias 29 e 30 de Abril, para conviver com Andrea Venturi e muitos fãs e coleccionadores do Ranger que já confirmaram a sua presença, alguns até vindos do estrangeiro, e para ganhar o fantástico desenho de Tex e Carson em Anadia, devidamente autografado!

(Post reproduzido, com a devida vénia, do Tex Willer Blog. Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s