“COMANCHE” REEDITADO (MAS EM FRANCÊS)

comanche-1-bis

Comanche, um dos melhores westerns da BD europeia, começou a ser reeditado em Setembro de 2016 pela Lombard, com novas capas que aproveitam ilustrações feitas na altura da publicação da referida série na revista Tintin.

Estreada em 1969, com argumentos de Greg e desenhos de Hermann, a série Comanche foi de imediato comparada com Blueberry (Pilote) e Jerry Spring (Spirou). No entanto, apesar de ser também um western, Comanche apresenta como cenário e personagens um rancho e verdadeiros vaqueiros, enquanto que Blueberry é um oficial rebelde e Jerry Spring um viril cowboy no sentido clássico, sempre pronto a ajudar os mais fracos. Mas a diferença maior, e que começa a acentuar-se a partir do 3º álbum, é que Hermann utiliza o seu traço de mestre para nos mostrar um Faroeste violento e, muitas vezes, cruel.

A edição digital tem um preço muito acessível, de apenas 5,99€ (clique aqui).

O 4º volume, Le ciel est rouge sur Laramie, apresentará 5 páginas inéditas em álbum que foram utilizadas como transição entre episódios aquando da publicação desta história na revista Tintin. Pode vê-las já clicando aqui.

Para ver as primeiras páginas de RED DUST, LES GUERRIERS DU DÉSESPOIR e LES LOUPS DU WYOMING, clique aqui.

comanche-em-3-imagens

Nota: A primeira parte deste post foi reproduzida, com a devida vénia, do blogue A Filactera, orientado por Filipe Azeredo, a quem enviamos cordiais saudações bedéfilas.

Em Portugal, além dos principais episódios de Comanche publicados na revista Tintin, da Bertrand, foram lançados também oito álbuns, com a chancela desta editora e da Distri. Sete permanecem inéditos. A partir do 11º episódio, a série (abandonada por Hermann) passou para as mãos de Michel Rouge, continuando o argumento (até ao 14º) a pertencer a Greg. O 15º e último (até ver) foi escrito por Rodolphe.

Fazemos votos de que uma das próximas séries de culto a aparecer nas nossas bancas (como tem acontecido com grande regularidade nos últimos tempos) seja precisamente esta obra-prima da escola franco-belga, que confirmou o extraordinário talento de Hermann num dos géneros mais difíceis e exigentes da BD: o western.

comanche-2jpg

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s