DOIS GRANDES EVENTOS TEXIANOS QUE MARCARAM O AMADORA BD 2016, NO FÓRUM LUÍS DE CAMÕES

editor-rui-brito-apresenta-as-duas-versoes-de-o-segredo-do-juiz-bean

Foto e vídeo-reportagem do lançamento de “O Segredo do Juiz Bean” (Polvo Editora) e da visita guiada à exposição “Tex e a BD de Pasquale Frisenda”, no Amadora BD 2016

ilustres-texianos-na-exposicao-dedicada-a-pasquale-frisenda

direccao-do-clube-tex-portugal-com-o-cenografo-rui-mecha

edicoes-de-tex-a-venda-no-amadora-bd-2016

jose-carlos-fancisco-com-os-dois-volumes-do-segredo-do-juiz-bean

no-stand-da-polvo-com-o-tex-do-pasquale-frisenda

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora acolheu este ano várias exposições e diversos autores nacionais e estrangeiros, mas para os fãs e coleccionadores do Ranger Tex o destaque maior foi para a DESLUMBRANTE e RIQUÍSSIMA exposição Tex e a BD de Pasquale Frisenda, composta por uma selecção de pranchas originais das edições de Tex intituladas “Il Segreto del Giudice Bean” (”O Segredo do Juiz Bean“) e “Trappola a San Antonio” (“Atentado em San Antonio“), assim como do recente álbum da série Le Storie, intitulado “Sangue e Ghiaccio” (“Sangue e Gelo“), e ainda de esboços, estudos e páginas inéditas de “Patagónia“, o Tex gigante de 2009 que a Polvo Editora, chancela de Rui Brito, publicou no nosso país, em 2015, durante a 2ª Mostra do Clube Tex Portugal (cuja reportagem pode ser vista no Tex Willer Blog).

A apresentação da exposição ocorreu no dia 5 deste mês de Novembro, sábado, pelas 16 horas, no Fórum Luís de Camões, e na presença de vários apreciadores da arte do desenhador milanês, entre os quais inúmeros fãs e coleccionadores portugueses de Tex, e teve como apresentador o editor Rui Brito, que durante cerca de meia hora falou da arte de Frisenda e em especial das suas aventuras de Tex (“Patagónia” e “O Segredo do Juiz Bean”) já publicadas pela Polvo Editora, havendo também intervenções de Mário João Marques, o autor do texto introdutório da mais recente aventura “portuguesa” de Tex, como podemos ver de seguida num excelente vídeo da autoria de Dário Duarte.

Além desse prefácio, o livro “O Segredo do Juiz Bean” contou com ilustrações inéditas e duas capas de Frisenda exclusivas para a edição nacional, ambas magníficas e em que praticamente houve um empate técnico, após uma consulta para se saber junto dos compradores qual era a mais bela, pois não se conseguiu apurar a vencedora, mérito para a elevada qualidade de ambas!

A colecção Tex Romance Gráfico terá novas edições em 2017, como confirmou aos presentes o próprio editor Rui Brito, sinal evidente de que a aposta da Polvo o ano passado, com a publicação de “Patagónia”, já está ganha!

Mas mais do que palavras, segue-se uma sucessão de imagens destes dois eventos marcantes do Festival, mais precisamente a foto-reportagem do lançamento de “O Segredo do Juiz Bean” e da visita guiada à fantástica exposição (tantos foram os elogios que mereceu) Tex e a BD de Pasquale Frisenda”, no Amadora BD 2016!

direccao-do-clube-tex-portugal-com-o-editor-rui-brito-e-o-volume-da-polvo

visita-ciceroneada-pelo-editor-rui-brito

rui-brito-e-a-oratoria-sobre-a-arte-de-pasquale-frisenda

rui-brito-e-a-arte-de-pasuale-frisenda

tex-e-a-bd-de-pasquale-frisenda

as-ilustracoes-originais-das-capas-portuguesas-de-o-segredo-do-juiz-bean

jose-carlos-francisco-e-mario-joao-marques

a-bela-presenca-feminina-tambem-se-fez-presente

ana-beatriz-francisco-a-mais-jovem-fa-de-tex-e-de-pasquale-frisenda

jose-carlos-francisco-com-as-duas-versoes-de-o-segredo-do-juiz-bean

ze-maria-garcia-e-antonio-lanca-guerreiro

pedro-bouca-e-joao-miguel-lameiras

jorge-magalhaes-e-rui-mecha

cristina-amarale-joao-amaral

paulo-gomes-e-carlos-moreira

sergio-manuel-baltazar-monteiro-e-mario-joao-marques

teresa-moreira-e-isabel-serejo

dario-duarte-e-nuno-neves

geraldes-lino-e-um-sorriso-texiano

paulo-aguilar-e-jose-manuel

luis-mateus-e-antonio-rebocho

orlando-santos-silva-ja-com-os-exemplares-do-novo-tex-e-na-companhia-de-um-novo-potencial-texiano

(Nota: Texto adaptado de dois “posts” publicados no Tex Willer Blog, durante o corrente mês de Novembro. Os nossos agradecimentos a José Carlos Francisco por nos ter permitido a sua reprodução, com as respectivas fotos. Para as ampliar em toda a sua extensão, basta clicar duas vezes sobre as mesmas).

Advertisements

2 thoughts on “DOIS GRANDES EVENTOS TEXIANOS QUE MARCARAM O AMADORA BD 2016, NO FÓRUM LUÍS DE CAMÕES

  1. Eu é que agradeço a sua disponibilidade e interesse em republicar aqui neste seu excelente blogue ao notícias que por vezes vão sendo divulgadas no blogue do Tex, prezado Amigo Jorge Magalhães… e por falar em surpresas, hoje o blogue do Tex vai anunciar duas surpresas bombásticas! Esteja atento! 😉

    Like

  2. Já tomei conhecimento das anunciadas surpresas, caríssimo Amigo Zeca, e são de facto bombásticas, criando grande expectativa entre os leitores texianos. Veremos o que o futuro ainda nos reserva de notícias sensacionais como esta, divulgada em primeira mão pelo Tex Willer Blog.
    Quanto à partilha de conteúdos que temos feito, aproveitando algum do excelente material do seu blogue, é um privilégio que muito nos apraz registar e que tem valorizado grandemente este espaço dedicado também ao tema que nos apaixona: o universo do Oeste americano. Claro que o maior herói da BD “western” não podia ficar esquecido, sobretudo quando tantas e tão boas notícias surgem quase quotidianamente no blogue português do Tex.
    Mais uma vez, um grande obrigado por isso!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s