UM BRINDE A TEX WILLER DE OLHO NO FUTURO – 2

adriano-rainho

Os 45 anos da publicação sem interrupção de Tex nas bancas e discussão sobre o seu futuro editorial no Brasil.

Por  Adriano Rainho [1]

(Nota: 2ª parte de um artigo reproduzido, com a devida autorização, do Tex Willer Blog)

junior-no-177

Tex foi a única personagem publicada na revista Júnior até à edição nº 263 (Julho de 1957), em histórias continuadas, na ordem cronológica e no mesmo formato, “uma tira” (talão de cheque), que era publicado na Itália, até ao nº 177. E depois em formato um pouco maior, em duas tiras, até ao nº 263. A partir do nº 264, a revista Júnior passou a publicar histórias completas de outras personagens até ao seu final, no nº 277.

junior-no-178-e-263

Na época da editora Vecchi, foi publicada uma edição especial de luxo no formato gigante, com capa dura, no ano de 1980, com o seguinte título: O Ídolo de Cristal.o-idolo-de-cristal

No início dos anos 80, a editora Vecchi lançou uma nova colecção, aproveitando o sucesso que Tex fazia na época, com o nome de Histórias do Faroeste. Uma curiosidade foi que esta colecção chegou a ter dois números 22 no mês de Setembro de 1981, um normal e definitivo, com a capa com a história Welcome to Springville, e depois, com o tempo, ficou-se sabendo que chegou a ser editado antes “um outro número 22”, tendo como capa a primeira aventura de Texcontendo a primeira história publicada na Itália que nunca chegou às bancas naquele mês.

Diz a lenda que a editora Bonelli não permitia publicar Tex numa revista que não fosse somente de Tex e a editora Vecchi foi obrigada a destruir todos os números produzidos, mas o editor da época pegou um punhado destas revistas que conseguiu juntar e guardou-as para ele; hoje raríssimas, estão nas mãos de alguns poucos coleccionadores sortudos — eu sou um deles…  😀

Outra grande publicação foi o álbum de figurinhas de Tex editado em 1981, que faz parte da colecção Livros de Ouro da Juventude da editora Vecchi, nº 52, sendo uma réplica do mesmo álbum que tinha sido publicado na Itália anteriormente.

album-de-tex

album-de-tex1

album-de-tex2

album-de-tex3

album-de-tex4

album-de-tex5

album-de-tex6

A coleção de Tex 1ª edição ou “normal”, como outros coleccionadores costumam dizer, já comemorou 100, 200, 300, 400, 500 números. Que venha o nº 600!tex-no-100-e-200

No nº 300 — Oklahoma, publicado pela editora Globo — veio de brinde um autocolante especial.

No nº 400, veio de brinde um livreto com as 400 capas de Tex.

livreto-com-as-400-capas-de-tex

No nº 500, veio de brinde um livreto com as 500 capas de Tex.

livreto-com-as-500-capas-de-tex

Enfim, podemos garantir o quanto foi maravilhosa esta trajectória editorial de Tex no Brasil, até agora, mas a importante discussão actual é:

O futuro de Tex Willer e outras personagens Bonelli no Brasil

Nos dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril de 2016, aqui mesmo no conceituado blogue português de Tex, coordenado pelo pard José Carlos Francisco, o nosso querido pard Zeca, o editor da Mythos, Dorival Vitor Lopes, fez um comunicado importante e em seguida alguns comentários sobre a continuidade das publicações das personagens Bonelli no Brasil:

— Primeiramente deixou claro para nós, leitores, que a crise económica e política que o nosso país atravessa está afectando directamente os custos de todas as matérias-primas e custos fixos utilizados para edição das revistas até ao momento em que são publicadas e distribuídas no país.

— Em segundo lugar, com o custo de vida cada vez mais alto, os leitores estão cada vez mais sem poder aquisitivo para adquirir os vários títulos que a editora publica, sendo que para segurar o aumento de preços existe o risco do cancelamento da publicação de algumas colecções.

— E também o aumento dos royalties pagos à Editora Bonelli, que são feitos em euros.

Ao final do comunicado, Dorival informa que no momento existem três opções:

— Podemos fazer só revistas de luxo, em tiragens pequenas, para aqueles poucos que têm condições de adquiri-las.

— Podemos ficar só com Tex Mensal e mais dois ou três títulos Tex que não dão prejuízo.

— Podemos partir para as publicações on demand.

Mas logo em seguida tranquilizou a todos nós, pelo menos em curto prazo, dizendo que para este ano, pelo menos, nada deverá mudar na nossa grade de publicações — a não ser que haja uma catástrofe no Brasil, o que não acontecerá.

Sendo assim, achei muito importante esta comunicação por parte da editora, antes que no futuro o barco possa naufragar, demonstrando uma abertura nas discussões. Até hoje, sempre senti que existia uma barreira entre nós, leitores, para com a editora, mas mesmo com algumas falhas da Mythos Editora no decorrer dos anos, devemos hoje agradecer, e muito, por ela manter Tex e as outras personagens Bonelli vivas aqui no Brasil, através de muitas colecções diferentes, a meu ver com uma qualidade de edição superior às três editoras que publicaram Tex e outras personagens Bonelli antes dela.

No meu ponto de vista, o mais importante é que estando a par desta situação podemos juntos, as partes interessadas, editora, leitores e coleccionadores Bonelli e de quadrinhos em geral, com visões e pontos de vista diferentes, encontrar e discutir soluções para todos os problemas existentes. Lógico que não existe uma fórmula mágica, mas com várias cabeças pensando e com as mãos na massa, não ficando apenas nas teorias, podemos traçar um caminho com várias estratégias diferenciadas.

Proponho, então, o seguinte ao Editor Dorival: uma reunião na sede da editora Mythos, numa data e horário marcados previamente e com antecedência, com todos aqueles que realmente queiram contribuir com suas ideias individuais e colectivas. Logicamente, quem for participar desta reunião deve confirmar com antecedência a sua participação. Tenho a certeza de que desta reunião irão surgir novas luzes no final do túnel!

Eu, Adriano Rodrigues Rainho, no meu site www.gibitecabrasil.com.br, ou através do contacto por email contato@gibitecabrasil.com.br, peço também que o pard GG Carsan, nos seus grupos de discussão criados no Facebook, Jessé Bico de Pena, através do Clube Tex e Zagor Brasil, José Carlos Francisco no blogue português de Tex, Portal TexBR, além de outros amantes dos quadrinhos através das suas redes sociais, façam também este chamado para todos aqueles que desejem participar desta reunião — e quem não puder comparecer pessoalmente que participe enviando as suas ideias e também as suas contribuições individuais, através destes canais de comunicação acima mencionados, que iremos colocar tudo em pauta para análise e discussão.

Como apaixonado pelas aventuras do meu Herói Tex Willer e de outras personagens Bonelli e querendo continuar a ler as aventuras destas personagens dos quadrinhos por muitos anos, tenho o dever de arregaçar as mangas e conto com todos que queiram colaborar para que esta ou outra proposta vinda de outra pessoa siga em frente.

Aguardo a resposta deste chamado, primeiramente do Editor Dorival Vitor Lopes, confirmando se aceita criar e agendar esta reunião, e em caso afirmativo da sua parte espero o contacto de todos aqueles que queiram participar para iniciar a divulgação em todos os meios de comunicação possíveis.

Viva Tex Willer, seus “pards” e todas as personagens Bonelli. Tenho a certeza de que Gian Luigi Bonelli e Sergio Bonelli estarão lá no céu nos dando aquela força para que mais 45 anos, no mínimo, as personagens Bonelli continuem a ser publicadas aqui no Brasil, a segunda casa de Tex no mundo, depois somente da Itália, onde ele é considerado um mito!!!!

Prezo a amizade, a honestidade e o senso de justiça entre as pessoas!!!
Aprendi com meu herói dos quadrinhos Tex Willer!
(Adriano Rainho)

[1] (Texto publicado originalmente no Site “Colecionadores de HQs“, em 1 de Setembro de 2016)

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s