RUBRICA DO OESTE – 7

DOIS VELHOS AMIGOS

Um dos primeiros contactos que tivemos com a lendária figura de Kit Carson — o célebre pioneiro, explorador e herói das campanhas contra os índios, que defendeu também quando era preciso — foi no Mundo de Aventuras, onde as suas façanhas surgiram em 1952, ilustradas por magníficos autores ingleses (entre os quais se destacou Derek C. Eyles), que lhe deram um novo fôlego épico, embora totalmente imaginário.

Lance logo

O encontro seguinte aconteceu em 1957 nas páginas do Cavaleiro Andante, mais precisa- mente numa famosa série americana criada (argumento e desenhos) por Warren Tufts, com o nome de Lance, que o Cavaleiro Andante resolveu traduzir por Flecha, dando esse nome ao seu principal personagem, um jovem e impetuoso oficial de cavalaria recém- -chegado ao Forte Leavenworth, na fronteira do Oeste selvagem, onde iria viver as mais trepidantes aventuras, com um fundo histórico verídico.

Num dos primeiros episódios, publicado nos nºs 307 e 308 daquele popular semanário juvenil, Lance St. Lorne (aliás, Flecha) dirigiu-se à povoação de Taos, no Novo México, em busca do seu amigo Kit Carson, que já não via há muito tempo. O encontro entre os dois foi qualquer coisa de memorável, como ilustram as páginas que a seguir reproduzimos daqueles números do Cavaleiro Andante.

(A série Lance foi também publicada em álbum por Manuel Caldas).

Lance 1

Lance 2

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s