RUBRICA DO OESTE – 5

GENE AUTRY E OS DEZ MANDAMENTOS DO “COWBOY”

Gene Autry comicHoje vamos evocar a memória de um  célebre actor e cantor de baladas do velho Oeste, que participou em dezenas de filmes da série B e foi também herói, graças ao carisma que irradiava nas imagens de celulóide, de inúmeras histórias aos quadradinhos, algumas delas publicadas em revistas portuguesas e brasileiras. No Mundo de Aventuras (1ª série) chegou a ser crismado com o burlesco apelido de Gil do Oeste.

Autry (cuja carreira teve início na rádio) apro- veitou a sua experiência e a sua fama como ídolo das plateias de todo o mundo para redigir os “Dez Mandamentos do Cowboy“, uma espécie de código de conduta para os cowboys modernos, os da vida real e também os do cinema.

Aqui têm, a título de curiosidade, esses dez mandamentos, respigados das páginas do Jornal do Incrível, publicação de grande sucesso comercial, dirigida e editada, nos anos 80, por Roussado Pinto — autor com fortes ligações ao western desde o tempo em que era chefe de redacção do Mundo de Aventuras e de outras revistas juvenis, onde usou o pseudónimo de Edgar Caygill nas suas histórias, muitas delas de cowboys.

Gene Autry - código de conduta 638

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s