RUBRICA DO OESTE – 3

COMO ERAM AS SELAS DOS “COWBOYS”

COWBOYS - 3 (Tim Cox)

Esta rubrica de agrado geral — pois temos a certeza de que todos os fãs do western gostam de aumentar os seus conhecimentos sobre um universo tão vasto e apaixonante —, é hoje preenchida com um artigo que respigámos da revista Plateia nº 750, de 17/6/1975.

Por invulgar que pareça, foi mesmo numa revista de cinema (e das mais célebres que já se publicaram em Portugal) que encontrámos as duas páginas, com texto e ilustrações de Jorge Tavares, que por curiosidade reproduzimos mais abaixo.

Temos ideia de que o articulista era um assíduo colaborador da Plateia, pois nessa época trabalhávamos na Agência Portuguesa de Revistas, editora desta publicação e do Mundo de Aventuras, entre muitas outras. Mas nunca o conhecemos pessoalmente.

Seja como for, Jorge Tavares revela neste texto uma soma de conhecimentos que nos apraz registar, sobre um tema que só costuma ser abordado por especialistas: as selas usadas pelos cowboys nas suas rudes tarefas, em que passavam (e passam ainda) mais tempo a cavalo, lidando com o gado, do que com os pés assentes na terra.

COWBOYS - 2 (Tim Cox)

Esperamos, pois, que este artigo venha enriquecer a nossa enciclopédica Rubrica do Oeste, onde outros assuntos de palpitante interesse não serão esquecidos, como as armas de fogo, ao qual tencionamos voltar em breve.

(Nota: as imagens que ilustram o nosso texto são de Tim Cox, artista natural do Arizona, cuja afinidade com os temas, as figuras e as paisagens do Oeste americano é bem patente nos quadros que pinta com extraordinário realismo. Vale a pena fazer uma visita à sua magnífica galeria online em http://www.timcox.com/).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s